domingo, dezembro 21, 2008


Reforma Agrária

1
Publicado em 23/11/2008

Passei a tarde fazendo um trabalho de Direito Agrário, tendo como base o documentário muito premiado de Tetê Moraes de 1987, "Terra para Rose", mas que infelizmente, ainda se mostra bastante atual. Com isso, percebemos o tão pouco que avançamos no sentido de aumentar o número de desapropriações e assentamentos, e tornar uma realidade as inúmeras propostas de reforma agrária feitas por nossos políticos, que teimam em não sair do papel. Algo facilmente entendido, visto que a maioria dos políticos que estão hoje no poder são os mesmos donos de latifúndios improdutivos que poderiam ser desapropriados para o assentamento de famílias.

Não que eu seja partidária do MST, muito pelo contrário. Inclusive acho que muito dos atos desse movimento são abusivos, e muitos (não todos, mas repito, muitos) de seus membros querem fazer zoada só por fazer, não estão interessados em conquistar terra, mas sim em participar de movimentos, permanentemente. Sem falar nos casos que ouvimos falar nos noticiários onde os recém apossados de terras desapropriadas vendem suas terras, e continuam a participar do movimento. Como quase tudo aqui no Brasil, só funciona nas aparências.

Mas acredito que existem famílias, como as do documentário, que estão realmente de boa-fé no movimento. Por essas pessoas defendo a causa. Por essas pessoas que realmente querem uma terra para produzir, para morar , para ser feliz.

Nunca pensei que escreveria sobre esse tema, mas, de fato, a vida é imprevisível, e o mundo dá muitas voltas. E, se assim não fosse, a vida não seria tão emocionante e tão bonita.

1 comments:

Anônimo disse...

Aplaudo o movimento empreendido pelo grupo da Rose, pois que lá vemos a serenidade e a humildade nas suas vidas; não é grupo armado, mas sim um grupo que apenas quer uma terra para trabalhar (diferente dos atuais, que são uma zorra e uma baderna só!)
Beijos!
P.S.: atualizei meu blog!

Postar um comentário

A opinião de vocês é muito importante pra melhoria do nosso espacinho! Sugestões, críticas (construtivas), tudo é super bem vindo!!! Tá esperando o que?!? Comenta vai!!! ;***