domingo, dezembro 21, 2008


São Luís

0
Publicado em 08/09/2008

Já falei de tantas cidades ao redor do mundo e acabei esquecendo da mais bela delas: minha amada São Luís. E, hoje, no dia de seus 396 anos, resolvi me redimir.

São Luís é a única cidade brasileira fundada por franceses e tem o importante título de Patrimônio Mundial da Humanidade, graças a seu belo Centro Histórico, repleto de casarões cobertos com azulejos vindos diretamente de Portugal. Com esse título, o mundo reconhece que por aqui passou a história do homem na face da Terra. Contruiu-se nessa ilha uma cidade original e bela, que resiste ao tempo e chega a quase quatro séculos preservada como um marco da humanidade.

Estava em Bergen, na Noruega, conversando com nossa guia, norueguesa casada com um brasileiro. E comecei a falar que levariam umas 12 horas pra chegar no Brasil, e mais umas 4 horas pra chegar na minha cidade, São Luís. Os olhos dela brilharam. "São Luís? Você mora em São Luís? A que é Patrimônio Histórico da Humanidade?" Fiquei bem admirada. Ela já tinha ouvido falar de São Luís graças a seu título.

Isso significa que no roteiro das cidades históricas mundiais está a nossa cidade. Sendo visitada e amada. E mostrando pro mundo todas as belezas que diariamente tenho a felicidade de ver no meu caminho pra faculdade.

O certo é que foi mais difícil escrever sobre ela do que sobre todas as outras mundo a fora. Talvez por ela ser a minha cidade, por eu conhecê-la desde que nasci. De fato é mais díficil escrever sobre aquilo que está no seu dia-a-dia, tão no fundo, que você demora a perceber, e a apreciar. Mas eu a aprecio, cada dia mais. E a levo comigo a todos os cantos do mundo. Em meu coração e na minha alma.

Parabéns, São Luís!!!

Ó minha cidade
Deixa-me viver
que eu quero aprender
tua poesia
sol e maresia
lendas e mistérios
luar das serestas
e o azul de teus dias

Quero ouvir à noite
tambores do Congo
gemendo e cantando
dores e saudades
A evocar martírios
lágrimas, açoites
que floriram claros
sóis da liberdade

Quero ler nas ruas
fontes, cantarias
torres e mirantes
igrejas, sobrados
nas lentas ladeiras
que sobem angústias
sonhos do futuro
glórias do passado

Mais informações e fotos:
http://www.imagensviagens.com/br5_saoluis.htm


São Luís à noite

0 comments:

Postar um comentário

A opinião de vocês é muito importante pra melhoria do nosso espacinho! Sugestões, críticas (construtivas), tudo é super bem vindo!!! Tá esperando o que?!? Comenta vai!!! ;***