domingo, dezembro 21, 2008


De volta ao lar

0
Publicado em 22/08/2008

Bem, depois de quase 25 horas de viagem, estou de volta a minha amada e adorada casinha. A viagem foi simplesmente maravilhosa, deslumbrante, mas confesso que já começava a contar os dias pra voltar pra casa. Saudade da comida, da família, do meu quarto, do meu sossego. Levantava cedo, andava o dia todo, só voltava pro hotel para tomar um banho e dormir meu merecido sono até o telefone tocar e começar tudo de novo.
Só sei que aqui eu só tenho pensado em comida. Estou comendo de hora em hora. A escassez foi terrível. Almoço: pizza. Jantar: pizza, mc donalds… I know, é exagero. Também havia uns almoços e jantares dos deuses. Tudo bem que era exceção. Mas não posso esquecer-me que existiam.
Quero ainda falar um pouco da Rússia. Depois que cheguei lá não tive mais tempo/disposição para escrever. Saíamos cedo e voltávamos por volta de meia noite. É o preço que se paga por querer fazer todos os opcionais. Em São Petersburgo visitamos palácios grandiosos, como o de Pedro e de Catarina. Esse Pedro, o Grande, foi o fundador da cidade, e devo convir que ele de fato era um homem de visão. Isso em 1706. A cidade é monumental. Tudo é grande. Toda coberta de ouro. Dizem que tudo que brilha em São Petersburgo é ouro. Os palácios colocam Versalhes lá no chão. Sem dúvida, os mais belos que eu já vi.
Além disso, fomos a um espetáculo folclórico, que mostra todas as danças tradicionais russas. Um barato. Inclusive os famosos cossacos. É muito legal. Fomos também a um espetáculo do tradicional balé russo: O Lago dos Cisnes. Maravilhoso. Ainda mais pra mim, que fui bailarina por tantos anos. Amei!!!
Maravilhas a parte, São Petersburgo é uma cidade bem caótica. O trânsito é um inferno. Pra ir bem na esquina de carro, gasta-se 30 min. Taxis quase não existem. É um povo grosso, que faz questão de mostrar que você não é bem vindo no país deles. Mas isso é em toda a Rússia. Agora sei como se sentem os analfabetos. Eu não lia nada, não entendia nada, e ninguém me entendia. Que sufoco… Não sei se quero voltar na Rússia. Pelo menos não tão cedo. E olha que nem vi espetáculo do Ballet Bolshoi, que estava de férias. É di´ficil para entrar, é difícil de sair do país. Passamos mais de 2 horas entre o check-in e o embarque no avião. Só de burocracias e lerdezas. Plastificamos as malas, são inúmeros os casos de abrirem as malas e levarem coisas de valor nos aeroportos.
Entretanto, caos a parte, há muita coisa bonita pra ser vista no país. Moscou está na minha lista das 10+ lindas cidades do mundo. Vale a pena a visita. A Praça Vermelha é magnífica. Não desapontou nem um pouco as minhas expectativas. E olha que eu criava muitas. Agora o Kremlim é completamente diferente do que eu imaginava. É uma fortaleza, muito bonita, com museus e igrejas dentro dela. Preferi a Praça Vermelha, com a igreja de São Basílio, aquela que parece um bolo confeitado. Fomos ainda no museu da 2º guerra, nas estações de metro, um espetáculo a parte, e até num Circo. Dá pra ver que foi bem completo o passeio.
Moscou e São Petersburgo são cidades bem diferentes. Aquela é moderna, com arranha-céus e tudo o mais,bem cosmopolita. Essa é bem clássica, com seus prédios neoclássicos e alguns da art nouveau. São bonitas nas suas diferenças.
Na volta, ainda fizemos uma escala em Amsterdam, só pra dormir. Mas ainda deu pra fazer um passeio pela cidade. Como sempre, o Madame Tussaud estava fechado. Já é a terceira vez que vou à cidade e não consigo visitar nenhum museu de lá. E não são poucos: Van Gogh, Rembrandt, casa de Anne Frank… E eu continuo no passeio de barco pelos canais de Amsterdam. Como dá pra concluir, o fiz pela terceira vez. Mais uma e já poderei ser guia. Fomos ainda ao Bairro da Luz Vermelha, de novo, (e eu que tinha me prometido que NUNCA mais voltaria lá). Por força das circunstâncias, quer dizer, voto vencido, fui novamente ver as mulheres se vendendo em vitrines. Devo alertar, que o bairro está decadente. Muitas "vitrines" já estão fechadas. E o governo pretende transformá-lo em bairro comercial. Quero dizer, que venda outros artigos mais normais, como roupa, souvenirs, etc. Então, quem tem interresse, corra, ou então pode ser tarde demais!!!
Então é isso. Estou de volta com todo o gás par esperar as aulas da minha querida e adorada UFMA. Antes queria deixar um agradecimento especial, e recomendar a todos a agência Queensberry. A viagem foi perfeita. Tudo saiu maravilhosamente bem. Os hotéis, os passeios (incluídos e opcionais), as refeições incluídas. E, acima de tudo, o guia brasileiro, competente, companheiro e amigo. Parabéns a todos. What a wonderful trip!!!

Beijos!!!

0 comments:

Postar um comentário

A opinião de vocês é muito importante pra melhoria do nosso espacinho! Sugestões, críticas (construtivas), tudo é super bem vindo!!! Tá esperando o que?!? Comenta vai!!! ;***