sábado, dezembro 20, 2008


Lei de Murphy

3
Se toda regra tem exceção, apresento-lhes a desta. A famosa Lei de Murphy. Essa regra, definitivamente não possui exceção. Se algo pode dar errado, não tenha dúvidas, vai dar errado. E como ela tem estado tão presente em minha vida nesses últimos dias, resolvi dedicar-lhe esse ‘post’ de hoje.

O criador dessa lei foi o capitão da Força Aérea americana, Edward Murphy, que também foi a primeira vítima conhecida de sua própria lei. Ele era um dos engenheiros envolvidos nos testes sobre os efeitos da desaceleração rápida em piloto de aeronaves.

Para poder fazer essa medição, construiu um equipamento que registrava os batimentos cardíacos e a respiração dos pilotos. O aparelho foi instalado por um técnico, mas simplesmente ocorreu uma pane, com isso Murphy foi chamado para consertar o equipamento, descobriu que a instalação estava toda errada, daí formulou a sua lei que dizia: “Se alguma coisa tem a mais remota chance de dar errado, certamente dará”.

Essa lei aplica-se a todas as esferas de nossas vidas, produzindo o verdadeiro efeito “erga omnes”, atingindo tudo e todos. Na vida pessoal, no trânsito, no trabalho… a verdade é que ela está por todas as partes.

Quem é que, parado no trânsito, nunca resolveu passar para a fila ao lado, que estava andando mais rápido, e, depois de consideráveis esforços para conseguir, a fila simplesmente pára e a que você estava começa a andar consideravelmente? “A fila do lado sempre anda mais rápido”.

Dizem também que a probabilidade de o pão cair com o lado da manteiga virado para baixo é proporcional ao valor do carpete. Analogamente, temos os relógios Tissot que caem no chão com o seu vidro de safira à prova de arranhões, trincando-se todo este e tornando o relógio inutilizável (É realidade, aconteceu com meu pai).

E, claro, não podia esquecer-me da aplicação mais usual em minha vida atualmente: o horário das aulas. Fim de período, apenas duas disciplinas, e aquela babel de troca de horários que ninguém sabe ao certo quando o professor vai resolver dar aula. Se você chega para o 2º horário, guess what?, foi no 1º, e você acaba de perder toda a aula. Se você chega para o 1º, não tenha dúvidas, terá que esperar 1h40min para conseguir assistir a bendita aula (acreditem, experiência própria!)

E mais! Tem trabalho para entregar no dia seguinte às 8 da manhã? A impressora deu problema? Calma, você não é o único! Certamente, 99,9% das pessoas já passaram por isso. Não acaba aí. Você deixa pra imprimir na faculdade. Uma pessoa na frente. De repente vem a mulher com seu sorrisinho no canto do rosto: “- Olha, amiguinho(a), a tinta acabou… só em outra Xerox agora!” Acontece que, não tem mais nenhuma aberta nesse horário. E o professor começa a subir as escadas. Seus nervos à flor da pele. No último segundo, eis que abre uma nova Xerox onde se poderá imprimir tranquilamente.

O que fazer para driblar esta lei? Que tal ler “O Segredo”? O livro que alega ter respostas para tudo, deve também poder resolver esse enigma, já que a forma de vencer essa lei é um verdadeiro segredo, tão bem guardado, que nem os brasileiros, com seu famoso “jeitinho” ainda não arranjaram um modo de desobedecê-la.

Greta Fernandes


3 comments:

Anônimo disse...

Adorei as Leis de Murphy…é verdade msm….uashushasuahsau!!!!!
=)

Anônimo disse...

Esse tipo de emoção que pode causar danos não me parece saudável.
Já aconteceu de eu estar com muita pressa mesmo, e sair “chutado” de casa, e adivinhem só: todos os semáforos fechavam para mim!! Já aconteceu comigo uma espécie de reação em cadeia tipo a que Greta narrou (a da xerox), quando viajei a Santo Amaro no ano passado. Eu não tinha como voltar, e daí consegui um meio de transporte; só que em cima da hora ele furou e tive que ir atrás de outro… esse mesmo furou e só com uma outra pessoa é que consegui voltar. O segredo para “driblarmos” esse infortúnio que o destino nos prepara é nos anteciparmos diante de eventos ou responsabilidades…fazer tudo com antecedência, com folga… pode parecer meio metódico e até meio ranzinza da minha parte mas, acreditem, dá resultado. Não é infalível e 100% eficiente, mas resolve boa parte. Abraços a todos!

Anônimo disse...

eitaaa Lei de Murphy é fogo, cara! Não tenha dúvidas. Comigo sempre ocorre os sinais todos fechando para você quando a gente tá com mais pressa! E essa da impressora! HAUAHAUAHAU CARAMBA! Isso sempre acontece! É a vida! Tem que ter uma emoçãozinha de vez enquando!

bjooos

Postar um comentário

A opinião de vocês é muito importante pra melhoria do nosso espacinho! Sugestões, críticas (construtivas), tudo é super bem vindo!!! Tá esperando o que?!? Comenta vai!!! ;***