sexta-feira, abril 09, 2010


Viagens dos Sonhos #1: Canadá

4

Para inaugurar essa nova temática aqui do blog, escolhi o Canadá, sem nenhuma razão em especial, senão o fato de que essa viagem já vem sendo planejada a uns 4 ou 5 anos e nunca sai do papel! Seja porque as férias da faculdade, em virtude da greve, nunca coincidiam com as datas de saída disponíveis, ou as Olimpíadas de Inverno tornavam-na um transtorno, ou, ainda, a ausência de visto americano pra emendar com um cruzeiro pelo Alasca (afinal, ir ao Canadá e não conhecer o Alasca, é mesmo que ir em Roma e não ver o Papa!!! rs). O certo é que sempre havia um impedimento. Com isso, conhecemos a Escandinávia, Países Bálticos, Rússia, New York, sempre como a segunda opção da viagem do Canadá que não saía! Em agosto, terá mais uma tentativa, vamos ver se dará certo!

O Canadá é um país de proporções gigantescas (2º maior do mundo, só perdendo pra Rússia. Pra se ter ideia, o Brasil é o 5º!!!), mas pouco povoado, devido às condições climáticas adversas (eita aula de geografia! heheh). Apesar disso, ou melhor, sendo essa, talvez, sua consequência, ele apresenta os extremos de cidades super cosmopolitas e florestas intocadas, belezas construídas pelo homem, lado a lado às belezas naturais.

A maior e mais importante cidade do Canadá é Toronto, capital da província de Ontario, e que é considerada a capital cultural, financeira e de entretenimento do país. O seu ponto turístico mais conhecido é a CN Tower, a segunda maior estrutura já construída em todo o mundo, com 553 metros de altura, que abriga transmissores de rádio e TV, um mirante e um restaurante giratório de onde se tem uma lindíssima vista da cidade.

Logo ali perto, temos as famosas "Niagara Falls", com suas quedas d’água espetaculares, na fronteira do Canadá com os EUA. Tradicional também é o passeio no barco legendário “Maid of the Mist”, que nos leva ao centro da ferradura onde se forma uma das quedas da famosa catarata. *_*

A capital do Canadá (não, não é Toronto!) é Ottawa. Localizada entre as províncias de Ontario e Quebec, é a mais britânica das cidades do leste canadense, e a 4ª maior do país. Olha como é linda:
O Canadá é tão diversificado que possui duas línguas oficiais: o inglês e o francês, tornando-se um dos destinos mais procurados para programas de intercâmbio cultural. A cidade mais conhecida da "parte francesa" é, sem dúvidas, Quebec, a mais antiga e europeia cidade de lá e a única fortificada da América do Norte. Quem já foi, adorou, mas vou fazer o sacrifício de um dia confirmar a informação pra vocês! ;D

Pra terminar as grandes cidades do país, não posso deixar de falar sobre Montreal e Vancouver. Aquela é a 2ª maior cidade, e é bastante conhecida por sua cidade subterrânea, um dos artifícios criados para ajudar a suportar as temperaturas baixíssimas do rigoroso inverno canadense. Ela permite que se ande a vontade pelo centro da cidade sem precisar sentir frio!!! Todas as principais áreas do centro são interligadas por um sistema de passagens para pedestres, túneis, escadas rolantes, que unem os prédios comercias, de trabalho, áreas de lazer, praças, hotéis, cinemas e outros pontos importantes. Como no auge do inverno é comum em Montreal a neve chegar a meio metro de altura nas ruas, isto permite que a vida continue normalmente. A soma de todas estas passagens subterrâneas de Montreal chega a mais de 30 km de extensão. Primeiro mundo mesmo né?!?

Dizem que Vancouver, por sua vez, mesmo estando pouca coisa ao norte da fronteira com os Estados Unidos, é muito melhor que as cidades do lado de lá. Para começar, vê-se gente caminhando pelas calçadas, ruas decoradas com flores e um ritmo diferente em todos, o que faz perceber que ela é construída não para automóveis, mas sim para pessoas. A 3ª maior cidade do Canadá está também entre as mais bonitas do mundo, no que diz respeito as belezas naturais!

Pra finalizar, até porque já tá ficando longo demais (longo = cansativo! :p), só queria falar um pouquinho sobre as Montanhas Rochosas ("Rockies" pros íntimos!) que possuem inúmeras paisagens paradisíacas como a da foto acima, do lago Moraine, no Parque Nacional de Banff, que, por acaso, é a cidade mais turística da região. Um dos lugares mais conhecidos é o Lake Louise, com suas águas cristalinas, cercado por montanhas (lógico! :D) e de florestas temperadas (por isso o bordo é a árvore símbolo do país, tendo uma de suas folhas estampando a bandeira nacional!).

É, acho que é isso... Tentei falar dos pontos mais importantes desse país tão lindo, repleto de paisagens de sonhos! Não sei se ficou tão bom (acho que tá cansativo!), mas é muito difícil falar de um lugar que não se conhece!!! Mas, enfim, acho que ficou o melhor possível... =)

4 comments:

Ana Paula disse...

Amei! Vamos mudar nosso roteiro de viagem agora!
Epa, vc esqueceu de falar se lá encontraremos nossas lojinhas com preços acessíveis!!
:**

Ana Paula disse...

Amei, vamos mudar nosso roteiro de viagem!
Epa, vc esqueceu de comentar um detalhe importantíssimo: lá encontraremos nossas lojinhas de preços acessíveis???

;***

Unknown disse...

Ahhh Canadá é uma boa pedida com certeza! A possibilidade de treinar o inglês/francês ao mesmo tempo é fantástica. Tenho uma amiga que foi fazer intercâmbio e não voltou mais... (snif =/) As fotos dela são maravilhosas. Aproveite quando fores.

Bjo, bjo

Anônimo disse...

haha sério que você também sonha em ir pro canadá ?! uau!! ja vi que temos muito haver, pretendo fazer intercâmbio em 2013 na maravilhosa cidade de Toronto *---------------* igual a esse país fantastico nao ha nao sz

Postar um comentário

A opinião de vocês é muito importante pra melhoria do nosso espacinho! Sugestões, críticas (construtivas), tudo é super bem vindo!!! Tá esperando o que?!? Comenta vai!!! ;***