segunda-feira, maio 31, 2010


O amor em todas as suas formas: Lenda de Psique e Cupido

2


Às vésperas do mês dos namorados, resolvi postar aqui algumas histórias de amor que, de alguma forma, me marcaram.

O interesse pelo amor de Psique e Cupido começou quando me apaixonei por essa escultura nos corredores do Louvre. Achei a obra de Antonio Canova, mestre do Neoclassicismo, de uma beleza singular e tocante. Tão expressiva e delicada!

Eis a história deles:

Psique

Beleza de Psique

Tinha um rei três filhas belíssimas. Mas, por mais encantadoras que fossem as duas mais velhas, era possível encontrar na linguagem humana elogios proporcionados ao seu mérito, ao passo que a menor era de perfeição tão rara, tão maravilhosa, que não havia termos que a exprimissem. Os habitantes do país, os forasteiros, enfim todos acorriam, atraídos pela reputação de semelhante prodígio; e depois de contemplarem tal beleza de que nada se aproximava, ficavam confusos de admiração, e, prosternando-se, a adoravam com religioso respeito, como se se tratasse da própria Vênus.

Em breve, espalhou-se a nova de que era a própria Vênus que vinha habitar a terra sob a aparência de simples mortal, e o prestígio da verdadeira deusa ficou abalado. Ninguém mais ia a Cnido, ninguém mais ia a Pafos, ninguém mais navegava para a risonha ilha de Cítera. Os antigos templos de Vênus estavam vazios, as cerimônias negligenciadas, os sacrifícios suspensos, e os seus altares solitários só apresentavam uma cinza fria no lugar do fogo onde antes ardiam incensos. Mas quando Psique passava, o povo, apinhado, tomando-a por Vênus, lhe apresentava grinaldas, atirava-lhe flores, dirigia-lhe votos e preces. De todas as partes do mundo vinham peregrinos oferecer-lhe vítimas.

Ciúme de Vênus

Vênus, que do alto do céu via tudo, não pôde refrear a indignação. "Como? Dizia ela. Eu, Vênus, a primeira alma da natureza, origem e germe de todos os elementos, eu que fecundo o universo inteiro, devo partilhar com uma simples mortal as honras devidas à minha posição suprema!

Deverá o meu nome, que é consagrado no céu, ser profanado na terra, terei eu de ver os meus altares descuidados por uma criatura destinada a morrer? Ah, a que assim usurpa os meus direitos vai arrepender-se da sua insolente beleza!"

Imediatamente chama o filho, o menino de asas, tão audaz, o qual, na sua perversidade, desafia a moral pública, arma-se de archotes e setas, cometendo com impunidade as maiores desordens e jamais fazendo o menor bem. Excita-o com as suas palavras, e diante dele dá vazão a todo o seu enorme despeito. "Meu filho, em nome da ternura que te une a mim, vinga tua mãe ultrajada; mas vinga-a plenamente. Só te peço uma coisa: faze que a jovem se inflame da mais violenta paixão pelo último dos homens, por um infeliz condenado pela sorte a não ter nem posição social, nem patrimônio, nem segurança de vida; enfim, por um ser de tal modo ignóbil que no mundo inteiro não se encontre outro igual!" Assim falando, beijava o filhinho amado.

O Oráculo de Apolo

Vênus, por sua vez, extravasava sua cólera, cujos efeitos já se faziam sentir, porque, enquanto as duas irmãs de Psique desposavam reis, a infeliz jovem, culpada de excesso de beleza, encontra por toda parte adoradores, mas não marido, e seu pai, desconfiado de que uma divindade qualquer obstaculasse o himeneu da filha, vai consultar o oráculo de Apolo que lhe ordena expor a filha num rochedo para um himeneu de morte. Seu marido não será um mortal: traz asas como as aves de rapina cuja crueldade ele possui, e escraviza os homens e os próprios deuses.

Sempre é necessário obedecer, quando um deus fala. Após vários dias consagrados ao pranto e à tristeza, prepara-se a pompa do fúnebre himeneu. O archote nupcial é representado por archotes cor de fuligem e cinza. Os cantos jubilosos de himeneu se transformam em uivos lúgubres, e a jovem noiva enxuga as lágrimas com o próprio véu de casamento.

Psique Raptada por Zéfiro

Uma vez terminado o cerimonial de morte, conduziram a infeliz Psique ao rochedo em que deveria aguardar o esposo. Era uma montanha alcantilada. Quando ali chegou, apagaram-se os archotes nupciais que haviam iluminado a festa fúnebre do triste himeneu, e cada um voltou para casa. Os pais de Psique, encerrados no palácio, recusaram-se a sair, condenando-se às trevas eternas. Tremendo de espanto, Psique afogava-se nas lágrimas no pico da montanha, quando de súbito o delicado sopro do Zéfiro, agitando amorosamente os ares, faz ondular dos dois lados a veste que a protegia, cujas dobras se enchem invisivelmente. Soerguida se, violência, Psique reconhece que um sopro tranqüilo a transporta suavemente.

Mais leves que as nuvens, os graciosos meninos alados se elevam docemente no ar e arrebatam Psique sem lhe perturbarem o sono tranqüilo. Daí a pouco Psique desliza por um declive insensível até um profundo vale situado abaixo dela, e vê-se sentada no meio de uma relva coalhada de flores.

Deposta sobre espessa e tenra relva que formava um fresco tapete de verdura, ela olha em volta de si e percebe uma fonte transparente como cristal, no meio de árvores altas e copadas. Perto das margens, ergue-se uma morada real não construída por mãos mortais senão mediante arte que só pode ser divina. Os muros estão recobertos de baixos-relevos de prata e os soalhos são de mosaico de pedras preciosas cortadas em mil pedacinhos e combinadas em variadas pinturas.

O Palácio de Psique

Comovida pelo encanto de tão lindo lugar, Psique cria ânimo a ponto de ultrapassar o limiar, e, cedendo à atração de tão grande número de maravilhas, lança cá e lá olhares de admiração. Mas o que ao mesmo tempo a impressiona é a solidão absoluta em que se encontra. Uma voz saída de um corpo invisível lhe fere, subitamente, os ouvidos: "Por que, soberana minha, vos admirais de tão grande opulência? Tudo quanto vedes é vosso. Entrai nestes aposentos, aguarda-vos um banho, para refazerdes as forças, e o banquete real que vos é destinado não se fará esperar. Nós, cuja voz estais ouvindo, estamos às vossas ordens, e executaremos atentamente as vossas ordens."

Psique viu realmente um repasto magnificamente preparado. Sentou-se, então, à mesa, e diante dela se sucediam os vinhos mais deliciosos, as iguarias mais incomuns, mas aparentemente trazidas por um sopro, pois não distinguia nenhum ser humano. Um delicioso concerto a alegrou, mas os cantores eram invisíveis. Admirada, e ao mesmo tempo, assustada, pensando no esposo que aguardava, cedeu, no entanto, à fadiga e adormeceu sem que ninguém lhe perturbasse o repouso. Quando desperta, ouve as mesmas vozes misteriosas que na véspera, e recebe os mesmos cuidados de seres que não consegue distinguir. Vários dias transcorrem sem que lhe seja dado ver alma viva. Se o esposo invisível a visitou foi com certeza quando estava adormecida, pois ela nada enxergou, e o amo do palácio em que está lhe é tão desconhecido como os criados que a servem.

A borboleta, símbolo da alma, esvoaça sobre a cabeça da jovem sentada num cabeço de relva; o seu aspecto ingênuo e algo espantado se explica pela presença de Cupido que, invisível para ela, lhe dá um beijo na testa.

No entanto, o esposo existia, pois embora ela o não visse, lhe ouvia a doce voz a preveni-la de um perigo que correria. "Psique, minha doce amiga, dizia a voz, minha companheira adorada, a sorte cruel te ameaça de um terrível perigo; tuas irmãs, já turbadas com a idéia da tua morte, procuram-te, e não tardarão em chegar a este rochedo. Não te comovas com os seus falsos queixumes, e não cedas aos perniciosos conselhos que elas te derem para levar-te a me ver. E acrescentou que a sacrílega curiosidade os separaria para sempre e a mergulharia num abismo de males. Psique agradeceu ao marido os conselhos. Aliás, o tom daquela voz era tão penetrante que se sentia atraída a ele por uma força desconhecida. Assim, prometeu-lhe que obedeceria.

As Irmãs de Psique

Entretanto, Psique, lembrando-se do oráculo de Apolo, tremia de espanto, pensando que, apesar da voz tão doce, fosse o esposo sem dúvida um horrível monstro, visto que o temiam homens e deuses. Estando a devanear, ouviu de súbito, ao longe, vozes de mulheres, de mistura com gemidos e soluços, e, pouco depois, escutando, reconheceu-as pelas de suas irmãs que a choravam. Comoveu-se, apesar de tudo, e, desejando tranqüilizar a família, pediu mentalmente ao invisível marido permissão para dispor de Zéfiro.

As duas irmãs foram então arrebatadas como o fora Psique e transportadas para o palácio. Após os primeiros abraços e beijos, Psique, com insistência de criança, mostrou-lhes os magníficos móveis, os deliciosos jardins, os terraços de onde se descortinavam horizontes sem fim. Tantas maravilhas só lograram aumentar a inveja nutrida pelas duas irmãs havia tempo, e elas a cobriram de perguntas embaraçadoras sobre o esposo que tanta riqueza lhe proporcionava. A pobre Psique, que ainda não o vira, não pôde satisfazer-lhes a indiscreta curiosidade. Todos os dias elas lhe pintavam o marido como horrível dragão repulsivo. A infeliz não resistiu.

A Gota de Azeite

Chegada a noite, espera que todos estejam dormindo na casa. Acende, então, a sua lâmpada, aproxima-se do leito e reconhece o filho de Vênus, perto de quem estão o arco, a aljava e as setas. Psique pega uma e fere levemente um dos dedos, inoculando, assim, em si própria e em elevada dose de amor ao próprio Cupido. Mas enquanto contempla com arrebatamento o deus que lhe é esposo, cai sobre o ombro de Cupido uma gota de azeite. A partir de então, já Psique não tem mais esposo, pois Cupido desaparece, deixando-a no seu palácio solitário.

Psique, desesperada, corre à doida pelos campos e se precipita a um rio de águas revoltas. Mas o rio não a quer, e as ondas a devolvem sã e salva à margem. O deus Pã, que lá se encontrava, lhe revela as impiedosas ordens que Cupido recebera de Vênus.

As irmãs de Psique, desejosas de saber se o conselho fora seguido, vão ao rochedo do qual Zéfiro as arrebatara. Quando o vento começa a soprar, julgam que é o mensageiro que vai conduzi-las ao pé da irmã e, entregandose-lhe sem desconfiança, tombam ao pé do rochedo onde foram encontradas no dia seguinte, mortas. Zéfiro, com efeito, não pôde receber ordens de Cupido, pois Cupido está doente, e, vigiado no leito, ouve as censuras de sua mãe ultrajada: "Que lindo pai de família não seríeis! Dizia-lhe Vênus. E eu, por minha vez, não tenho idade e dignidade para que me chamem de vovó?

Cólera de Vênus (Não desejo a ninguém uma sogra dessas! heheh)

Vênus manda procurar Psique por toda a terra, e, na sua cólera cheia de ciúme, pergunta a si própria que suplício lhe deve infligir. Não contente de mandar que a vergastem, quer impor-lhe trabalhos superiores às suas forças, e ordena-lhe que vá aos infernos pedir a Prosérpina uma caixa de beleza de que necessita para o seu atavio. Psique parte, certa de que nunca mais voltará; mas no caminho encontra uma velha torre que sabe falar e lhe ensina como deve proceder, recomendando-lhe bem, quando estiver de posse da caixa, que não ceda à tentação de uma curiosidade que já lhe foi funesta uma vez.

Esclarecida pela torre, Psique atravessa o rio das mortes na barca de Caronte, faz calar Cérbero atirando-lhe um bolo com mel e chega à presença de Prosérpina que lhe entrega a caixa de beleza exigida por Vênus. Quando volta à terra, Psique, sozinha, e de posse da caixa cujo conteúdo conhece, começa a refletir. Por que não há de servir à própria Psique essa beleza que o seu odioso tirano a mandou procurar no meio de mil perigos? E se roubasse uma partezinha, quem sabe se não conseguiria reconquistar o marido desaparecido? Após muita hesitação, a caixa cede finalmente ao esforço por ela feito, mas em vez de beleza o que sai é um vapor sonífero e Psique, desmaiada, tomba com a face voltada para o chão. Perto dela, todavia, está um amigo, o próprio Cupido, que, vigiado de perto no palácio de sua mãe, conseguiu, não obstante, escapar pela janela. Desperta Psique com a ponta de uma das suas setas e pede-lhe que vá à casa de sua mãe, que ele se incumbirá do resto.

As Núpcias de Psique

Cupido voa ao pé do trono de Júpiter que, enternecido pelas suas lágrimas, dá a imortalidade a Psique e convida todos os deuses para o banquete de núpcias.
Psique, admitida ao seio dos imortais, torna-se inseparável do marido.

__________________

Não é linda essa história? Fiquei ainda mais apaixonada pela obra depois que entendi o que estava por trás daquele momento de profundas emoções retratadas por Canova.

Se for ao Louvre, não deixe de ver!!!

sábado, maio 29, 2010


E o esmalte é... 'Vert Denim'

1

Mais uma vez atancando nas variações de verde, sendo esse beeem mais discreto e meiguinho! :) Lembra um pouco o best-seller Jade da Chanel, só que com uns brilhinhos super charmosos.

Ponto negativo: ele é muito ralinho, precisa de 3 demãos pra chegar na cor do vidrinho. :/

Que vocês acharam? Confesso que, logo que vi o resultado, achei meio com cor de vômito de filme de terror, mas agora já estou achando bem lindinho! hehehe

P.s.: ah, pra provar que não esqueço dos meus leitores fiéis nem em Paris, comprei duas coisinhas pra sortear por aqui! Um é o trio de gloss da Bourjois Paris e o outro é um hidratante 'Strawberry and Champagne' da Victoria's Secret!!!! Aguardem. Em breve, só no 'My World'! ;)

quarta-feira, maio 26, 2010


Trend in Paris: Sandálias de Plástico

3
Desde criança sempre fiquei encantada com os modelos da Melissa (ah, gente, quem nunca usou a Melissinha?!?), e ficava torcendo pra crescer logo e poder usar os modelitos de "gente grande"! hahah. Tempo vai, tempo vem (tá, não tanto tempo assim!!!), e os progressos obtidos nos trabalhos em plásticos simplesmente continuam me deixando louca. Volta e meia me vejo apaixonada por um último lançamento da Melissa, não resisto, e acabo não cumprindo a promessa de "n-u-n-c-a m-a-i-s c-o-m-p-r-a-r s-a-n-d-á-l-i-a-s d-e p-l-á-s-t-i-c-o q-u-e m-a-c-h-u-c-a-m o p-é" =D

Agora, surpresa minha foi ver que, aqui em Paris, houve tipo uma disseminação dessas sandálias. E, pasmem, de Melissas (sim, a brasileríssima) até marcas e estilistas de renome internacional como Marc Jacobs, Chanel, Salvatore Ferragamo, Fendi, todos se renderam ao exotismo do plástico como matéria prima de sapatos desejo. Olhem aqui alguns exemplos:

Fendi:
Quase comprei um desses em Nova York, mas não tinha a minha pontuação na cor que eu queria... #fail Muito fofo né?!?

Chanel:Alguém lembra de um chinelinho da Via Uno lançado no Natal 2008, se eu não me engano?!? Gente, era a cópia fiel desse modelo aí! Lembro que comprei um bem baratinho, acho que não chegou a R$20,00 e fiquei empolgadíssima quando vi o Chanel (que eu nem imaginava existir) na Saks, por um precinho beeeem salgado, fazendo jus à marca!

Gucci:
Olha que lindo esses com o logo da Gucci! Queria um pra jááá!!!!

Agora, o meu preferido, Ferragamo: =D

É, mais uma vez, não resisti e me rendi aos encantos do glitter + plástico + Ferragamo! Mas não é lindo?!?!? Ai, ai... Por 100 euros (tá, podem me matar!) no Le Bon Marché, loja de departamentos na Rive Gauche que, pra mim, é uma das melhores de Paris. Tem coisas que só encontro por lá.

E que vocês acham de Melissas a mais de 90 euros??!? Pois esse era o precinho delas lá na Laffayette. Básico né?!?! Nossas sandalinhas tão bombando no exterior e as gringas tem que pagar uma pequena fortuna pra usá-las! Podem passar a dar mais valor ao nosso produto nacional! heheheh

Meu modelo preferido ever, Melissa by Isabela Capeto:
Já é a minha cara! hahah Vivo com ela pra cima e pra baixo e está aprovada, apresento-lhes a exceção à regra, não fere o pé!!!

E vocês, que acham dessa tendência plástica?!?

sexta-feira, maio 21, 2010


La Vallée Village

6

Outro dia li na Vogue sobre os "chic outlets", localizados em várias das grandes cidades, inclusive aqui em Paris. Lógico que fiquei encantada com toda a propaganda, e, na primeira oportunidade, não pude deixar de conferir.

O La Vallée Village fica localizado perto da Eurodisney, na verdade, uma estação de RER antes, no Val d'Europe. Pra chegar é super fácil (se eu cheguei, acredite, você também não terá nenhum problema!!!). Só localizar a estação "Marne la Vallée" (da Disney) e seguir nessa direção. Não tem erro.

Chegando lá, primeiro avistamos tipo uma vila e placas apontando na direção de um grande shopping center. Mas o outlet ainda não é lá. Atravesse todo o shops (com muitas lojinhas boas, diga-se de passagem), e só então você encontrará todas as brands que tanto amamos!

Não é tão grande quanto os outlets americanos e as lojas são bem pequenas. Resultado: pouquíssima opção de coisas pra comprar. Não é dizer que elas tem cara de outlet ou so last season, é que, simplesmente, elas não aliam o dueto preço + qualidade que esperamos de um lugar como esse.

O mais incrível é que eu quase saí invicta de lá! Nenhuma comprinha sequer... O que salvou foi UMA saia na ÚLTIMA loja! =D Linda, linda, linda. 100% seda, da Escada, por 73 euros. Isso só me fez constatar que, de fato, Europa é lugar de cultura, e não de compras, como os EUA.

Assim que, se você tiver dias sobrando, vá e visite. Mas, caso contrário, não recomendo perder seu tempo (quase 1h pra chegar) indo pra lá. Tem coisas beemm melhores a serem feitas em Paris! ;)

quinta-feira, maio 20, 2010


Notícias enfim!

4
Oi gente! Finalmente dando notícias né? Mas não esqueci da promessa e, mesmo morta de cansada e sem conseguir dar mais um passo, estou aqui, atualizando o blog diretamente de Paris! =D

Aqui tá tudo perfeito, e a cidade na primavera tá mais linda do que nunca (e olha que eu sou meio suspeita pra falar, tenho uma certa quedinha pelo outono! ;D). Fico maravilhada com essa mudança de estações, e como, do dia pra noite, tudo se transforma: o clima, a vegetação, as pessoas, tudo!

Ontem foi dia de (re)visitar os pontos turísticos de Paris! Começamos pela St. Honoré com suas lojas caríííssimas, mas que fazem a gente sonhar, seguindo pra Rue Royale (Eglise de la Madeleine) até a Place de la Concorde. Depois, Champs-Elysees, Grand e Petit Palais, Sena. Lá pegamos o "Bateaux bus", pra mim, o barco mais recomendado. Ele é super prático. Um pouco caro (13 euros) mas você pode subir e descer nos principais pontos turísticos durante todo o dia. Funciona como um ônibus mesmo, recomendo! Fizemos todo o percurso (Champs-Elysees, Tour Eiffel, Musée D'Orsay, St. Germain des Près, além de outras que não to lembrando agora =D), e descemos no Louvre, porque eu tinha visto uma Apple Store num tal Carrousel du Louvre. Rodamos um pouquinho pra achar e quando já estavamos quase desistindo, surge do nada!

Acho que o Carrousel du Louvre merecia até um post especial, porque agora é parada obrigatória em Paris! Ele fica na Rue de Rivoli (bem em frente a uma loja chamada Benlux, não tem erro!), e é um shopping com lojas bem legais e a Apple Store, claro! Ah, e os restaurantes... nossa, tem cozinha francesa, italiana, espanhola... Tudo fast food, mas típico, sabe? Comemos uma paella, hummm, muito gostosa! E pra acompanhar, adivinha só?!?!? Coca Light do Karl Lagerfeld!!! É, aquela mesmo que eu falei aqui. Encontrei super fácil! E bem baratinha: 3,10 euros.

Ia esquecendo! Não deixem de visitar o banheiro do Carrousel. É o maximo!!! Tem fila na porta e custa 1 euro, mas é o banheiro mais diferente que eu já vi! É mais uma loja de papel higiênico COM banheiros! Olha que show os modelitos que tem pra vender lá, tem caça-palavras, sudoku, nota de $1:

E é o banheiro público mais limpo que já vi. A cada "cliente" que sai, tem uma pessoa pra limpar a "cabine" antes do próximo usuário... Coisa de 1º mundo meeesmo! =D

Pra quem pensa que acabou, a aventura estava apenas começando!!! Pra fechar o dia com chave de ouro, resolvemos procurar uma Pizza Hut que encontrei no google maps. 400m do hotel, pertinho né? ha-ha-ha Seria, se não tivessemos um senso de orientação duvidoso! Rodamos, rodamos, sem nem saber direito onde estavamos (esqueci o mapa no hotel heheh), mas a sorte é tanta que, do nada, surge a rua da pizza!!! Vocês acreditam nisso??? Mas a volta foi melhor ainda. Umas 22h30, já escuro (ta anoitecendo umas 21h), saímos de lá como se fossemos profundas conhecedoras de Paris! Entra aqui, hum... acho que é essa rua... é, agora por aqui... Sei que nessa história acabamos dando de cara com a Madeleine, quase do outro lado do nosso destino original!!! Loucas né?? Mas, apesar da adrenalina, foi bem divertido. E sim, no fim das contas, encontramos nosso hotel, apesar de ter andado acho que uns 2 ou 3 km (to chutando!). Hoje, em compensação, já conhecemos todas as ruazinhas por onde andamos perdidas ontem. Tudo tem um ponto positivo!

E hoje, foi dia de outlet! Amanhã faço um post específico sobre ele tá?!? Agora é hora de dormir! =)

See you tomorrow! A bientôt!!!

domingo, maio 16, 2010


Get the look!

5

vestido: Agilità
bolsa: Chanel 2.55
peep toe: Arezzo

Ontem foi níver do sobrinho lindo, e, lógico, uma ótima oportunidade pra dar um up no visú! =)

Como todos já sabem, a partir de amanhã o blog vai receber atualizações direto de Paris (uui, que chique! heheh). Sempre que der, estarei escrevendo. E espero que o hotel realmente tenha wi-fi, senão as postagens ficarão beeem prejudicadas. Mas acredito que não seja propaganda enganosa!

Enfim, até Paris people!!! Torçam pra que dê tudo certo! ;)

Bjos

quarta-feira, maio 12, 2010


Paris!

7
Salut, tout le monde! hahah Dá pra ver que já estou completamente no clima de Paris né?!? Faltam apenas 5 dias pra eu e Paulinha, comentadora oficial aqui do blog (tá vendo a responsa agora?!) partirmos pras terras francesas! Oh lá lá! Mal posso esperar pra compartilhar nossas aventuras por aqui. Acreditem, prometem ser várias! =D

E pra deixar todo mundo no clima (além das cores da bandeira já estarem estampadas no post! =D), escolhi uma musiquinha muito fofa e que não deixa de ser engraçada, porque tem toda uma história por trás dela. Vendo o clipe dá pra entender melhor. Basicamente, é uma garota que está insatisfeita com Paris (se é que isso é possível!), não vê mais graça em nada (ela até chuta a Torre Eiffel!), e fala: "você aposta como eu te deixo, Paris?"... Versos vão, versos vêm, até que ela avista um dançarino sapateador às margens do Sena, e se apaixona por ele. A partir daí já dá pra imaginar tudo! De repente ela muda de ideia, e passa a falar mal agora das cidades que antes ela exaltava, e que eram opções à mudança de Paris. Sei que até o Rio de Janeiro entra na jogada! hahaah É bem legal, confiram o vídeo e a letra (original e traduzida!).



Finies les balades le long du canal

Tirando as caminhadas ao longo do canal

les escaliers des cartes postales

as escadas dos cartões postais

c'est fini, Paris

acabou Paris

c'est décidé, je me barre

estou decidida, eu vou embora

finis le ciel gris, les matins moroses,

acabou o céu cinza, as manhãs melancólicas

on dit qu'à Toulouse les briques sont roses

dizem que em Toulouse os tijolos são rosas

oh là-bas, Paris, les briques sont roses

oh, lá, Paris, os tijolos são rosas


Paris, tu paries, Paris, que je te quitte

Paris, tu apostas, Paris, que eu te deixo

que je change de cap, de capitale

que eu mudo de capital

Paris, tu paries, Paris, que je te quitte

Paris, tu apostas, Paris, que eu te deixo

je te plaque sur tes trottoirs sales

eu te largo nas suas calçadas sujas


je connais trop ta bouche, bouche de métro

conheço demais a tua boca, boca de metrô

les bateaux mouche et la couleur de l'eau

os bateau-mouche e a cor da água

c'est fini Paris, je les connais trop

acabou Paris, eu te conheço demais

ici je m'ennuie, même quand vient la nuit

aqui eu me aborreço, mesmo quando a noite vem

on dit que Séville s'éveille à minuit

dizem que Sevilha se levante à meia noite

là-bas, Paris, la ville s'éveille à minuit

lá, Paris, a cidade se levanta à meia noite


Paris, tu paries, Paris, que je te quitte

Paris, tu apostas, Paris, que eu te deixo

que je change de cap, de capitale

que eu mudo de capital

Paris, tu paries, Paris, que je te quitte

Paris, tu apostas, Paris, que eu te deixo

je te plaque sur tes trottoirs sales

eu te largo nas suas calçadas sujas


à Toulouse il a plu, à Séville j'ai trop bu

em Toulose tem a chuva, em Sevilha bebi demais

à Rio j'ai eu le mal du pays

no Rio senti saudades de casa

oh Paris perdu, je retourne vivre à Paris

oh Paris perdi, eu volto a viver em Paris!


sábado, maio 08, 2010


Feliz Dia das Mães!

15

Quero desejar aqui um dia maravilhoso pra todas as mamães, e, claro, especialmente para a minha! Que me desculpem todas as outras, mas E-L-A é a melhor mãe do mundo!!!! =D

Pra você mãe,

Por todas as vezes que você ficou do meu lado
Por toda a verdade que você me faz ver
Por toda a alegria que você traz pra minha vida
Por todo o errado que você faz certo
Por todos os sonhos que você me fez poder realizar
Por todo o amor que eu encontro em você
Você é quem me apoia
Nunca me deixa cair

Você é minha força quando estou fraca
Você é a minha voz quando não consigo falar
Você é meus olhos quando não consigo ver
Você sempre vê o melhor que há em mim
Me levanta quando eu não consigo alcançar
Você me dá tanta fé acreditando em mim
Tenha certeza, tudo que eu sou, é devido a você (e a papai, claro)!

Você me dá asas e me faz voar
Você toca minhas mãos e eu posso tocar o céu
Você diz que nenhuma estrela está fora de alcance
Você fica ao meu lado e eu me sinto mais poderosa
Por isso, tendo o seu amor eu tenho tudo
E só posso agradecer por todos os dias (e a vida) que você me dá
Talvez eu não saiba muitas coisas
Mas isso, eu sei bem:
Sou muito abençoada por ser amada por você!

Você está sempre ao meu lado
A brisa suave que me carrega
Meu mundo é melhor por causa de você!!!

FELIZ DIA DAS MÃES!!!

TE AMO MUITO!

Greta

quinta-feira, maio 06, 2010


10 coisas que amo fazer!

7
Nova Tag!!!

1. Dormir sem ter hora pra acordar (principalmente se o mundo estiver desabando lá fora!)

2. Olhar perdidamente para o mar.

3. Receber mensagem de madrugada daqueeela pessoa dizendo que você é especial!

4. Passar a tarde toda com os amigos, sem hora pra nada, rindo pra se acabar das mais loucas histórias que surgem do nada!

5. Planejar a viagem dos sonhos (e realizá-la!).

6. Assistir pela milionésima vez aquele filme que te faz rir, chorar, mas que sempre traz boas recordações! O mesmo vale pras músicas especiais!!!

7. Voltar de uma longa viagem e reencontrar a família e os amigos para dividir as histórias e momentos especiais, enquanto mata a saudade!

8. Comer um Mc Donalds depois de muuuuuito tempo (amo muito tudo isso! :D)

9. Abrir um livro pela primeira vez e sentir aquele cheirinho maravilhoso de livro novo.

10. Comprar aquele objeto desejado há anos com o dinheiro do seu próprio bolso (não tem preço!)

EXCEPCIONALMENTE E ATENDENDO A PEDIDOS!!!!

11. Passar de 1a na prova da OAB!!!! Uhuuu! (I gotta a feeling, tchuru, that tonight is gonna be a good night, good, good night!!!)


P.s.: que vocês acham dessa nova tag?

P.s.2: Adicionei os endereços da Pylones e da Lush (que eu tinha esquecido!) ao Guia de NYC!

Beijos,

Greta

segunda-feira, maio 03, 2010


Coca Cola Light by Lagerfeld

8
Confesso que pra mim nada se compara à Coca Cola tradicional, mas, com essa embalagem super, mega cool e exclusiva, até eu me rendo ao “light”. =D

Dá uma olhadinha nessa embalagem simplesmente linda criada por
Karl Lagerfeld para vestir a Coca Light. A caixa também é maravilhosa e vem com um saca-rolhas discretamente escondido em uma gaveta.

Como tudo que é bom, claro que é edição limitada. Infelizmente, nós provavelmente nem veremos essa maravilha do design nas nossas prateleiras, que pena ne? :(

Maaass, já vi uma luz no fim do túnel!!! Dei uma espiadinha no site das "Galèries Laffayette" e vi que está a venda por lá, por nada mais, nada menos que
€49,00. Será que vale a pena?!?

Ah, a propósito, sei que ainda não contei por aqui (foi só na empolgação dos 140 caracteres do twitter! Sigam-me!!! @GretaFernandes), mas dia 18 deste mês estarei desembarcando para Paris! =D Viagem rapidinha e com posts fresquinhos da cidade mais fashion do mundo...

Voltando ao assunto, a
Coca-Cola Light por Karl Lagerfeld é, definitivamente, o must-have da temporada! Eu quero pra jááá!!! *_*

sábado, maio 01, 2010


Guia New York City

5

Os leitores (!!!!) do meu blog já devem ter percebido que sou completamente apaixonada por essa cidade maravilhosa que nos proporciona diversos prazeres: diversão, cultura, paisagens lindas e agradáveis, compras... Tudo da melhor qualidade! Desse caso de amor veio a ideia de contar por aqui um pouco da minha experiência por lá, principalmente meus lugares preferidos e roteiros imperdíveis pra quem visita a cidade pela primeira ou pela milésima vez! Então, let's go... O assunto do dia é NYC! =D

Para facilitar, vou dividir por tópicos tá? Senão corre o risco de ficar uma mistura incompreensível!

1. Onde passear:

New York é repleta de coisas para fazer e conhecer. Que tal começar pelos cartões postais da cidade?

a) Central Park: localizado no coração de Manhattan, este é um lugar super especial. E, mesmo que nunca se tenha ido a NY, sempre o consideramos como nosso velho conhecido, ne?! Quantos filmes, séries, já não se passaram por lá? =) E também não há marco melhor para a mudança das estações do ano: o inverno, com suas árvores todas secas ou então todo branquinho, coberto de neve; a primavera, onde as árvores voltam a florescer; o verão, com tudo verdinho, coberto de vida; e o outono, considerado por muitos como a época mais linda do ano, onde as folhas douradas caem pelo chão, transformando-o em um lugar de sonhos! Lá tem ainda o famoso ZOO, é, o do filme Madagascar! =) Nunca entrei, mas dizem que vale a visita, principalmente se você estiver visitando a cidade com as crianças.

b) Empire State Building: depois do ataque às Torres Gêmeas, este prédio famosíssimo (lembra do King Kong?) voltou a ser o mais alto da cidade. Vale super a pena a visita ao observatório do 86º andar, com uma vista espetacular de quase toda Manhattan. Aconselho alugar uma espécie de phone guide, em várias línguas, que o orientam por toda a visita e mostram os principais pontos a serem vistos lá de cima!

c) Rockefeller Center: famoso por sua árvore de Natal e sua enorme pista de patinação no gelo. Fica bem na 5th Ave e passei por ele milhares de vezes até perceber do que se tratava! =D Tem um complexo de lojas e restaurantes subterrâneos, o que veio bem a calhar no inverno rigoroso!

d) Estátua da Liberdade: e quem não conhece? Essa aqui dispensa apresentações ne?! Mas é muito mais linda pessoalmente e o acesso torna-a ainda mais especial. Pegue a balsa em Battery Park rumo a Liberty Island. A travessia dura uns 15 min e tem-se uma vista maravilhosa de Manhattan! Passeio obrigatório!!!!

e) Grand Central Terminal: é tão linda que até o Karl Langerfeld fez um desfile da Chanel por lá! =) Sua arquitetura é deslumbrante e seu teto de constelações data de 1913. Tem várias lojinhas e restaurantes badalados!

2. Onde comer:

New York tem de tudo! Você pode dar uma volta gastronômica pelo mundo sem sair do lugar!!! Chinesa, Italiana, Tailandesa, Caribenha, Brasileira... *_* Resta a você decidir o que está com vontade de comer naquela hora! Algumas diquinhas:

a) Burger Joint: tido como o melhor cheeseburger do mundo! Músicas anos 60, pôster de Sex and the City e paredes revestidas em madeira… este é um dos ambientes mais aconchegante de Manhatan! Só tem 2 defeitos: a fila gigantesca nas horas de rush (almoço) e a impaciência dos garçons. Mas isto você vai tirar de letra depois que estiver se deliciando com um chesseburgão mara! - Address: Dentro do hotel Le Parker Meridien na 56th street (entre 6th Ave. e 7th Ave.) Midtown.

b) Magnolia Bakery: numa esquininha do West Village escondem-se cupcakes pra lá de divinos! Fresquinhos, coloridos e deliciosos, fazem tanto sucesso que nem a Carrie e a Miranda (sim, estou falando de Sex and the City! =D) resistem! Sempre tem fila na porta, mas vale a pena esperar! Address: Downtown: Bleecker street, 401 |Rockfeller Center: Avenue of Americas, 1240

c) Dean & Deluca: é daquelas lojas maravilhosas que você entra para comer um sandwich delicioso e se depara com as melhores iguarias do planeta!

d) Le Pain Quotidien: este Café de rede belga traz o melhor da Bélgica! Aqueles deliciosos e maravilhosos chocolates, baguettes crocantes e geléias fresquinhas!! Hummm... Seus sandwiches são uma boa pedida num almoço rápido! Pertinho do Metropolitan, não tem erro!

e) Milk & Cookies: o espaço é bem pequenininho, mas super fofo! No menu há boa variedade de brownies, sanduíches, cupcakes, sorvetes e, claro, como o próprio nome sugere, os famosos biscoitos! Tem em dezenas de sabores: peanut butter, M&M Sugar, Chocolat Mint, Milk Chocolat Caramel... Wonderful! Address: 19 Commerce Street.

f) Ipanema: pelo nome já dá pra saber né? Sim, comida brasileiríssima e bem gostosa! Tem churrasco, arroz, feijão... e até guaraná antártica! Em plena Rua do Brasil, o endereço é 13 West 46th Street.
Quando bater saudade de casa, passa lá!


g) Bubba Gump: pense num ambiente todo inspirado no filme Forrest Gump. Esse lugar existe e serve camarões (sua especialidade) e outros frutos do mar deliciosos. Experimente pedir o combo com de camarões preparados nos mais diversos estilos: frito, empanado, ao coco... Como você imaginar!!! Imperdível. Na Times Square, do lado do Hard Rock Cafe.


h) USA Brooklyn Diner: apesar do nome, não fica no Brooklyn e sim, mais uma vez, na Times Square (em frente ao Hard Rock Cafe! =D). A melhor pizza que já comi na vida e sobremesas lindíssimas.  Aberto pro café da manhã, almoço e jantar. Wonderful! 155 W 43º Street at Broadway.

3. Onde comprar:

E precisa comentar alguma coisa?!? Todos nós sabemos também que essa cidade é uma perdição! Lojas das mais variadas, para todos os gostos e bolsos... Não há quem resista! Devido ao número quase infinito, vou colocar aqui apenas as minhas preferidas e aquelas que foram um achado.

a) Apple Store: essa também, nem precisa falar nada ne?! “The Cube”, como é conhecida a sua loja na 5th Ave, pertíssimo do Central Park, entre o Plaza (é, aquele hotel maravilhoso!) e a tradicionalíssima F.A.O Schwarz (loja de brinquedos onde você tem que ir, nem que seja só pra conhecer!), é uma estrutura linda de vidro, com a loja subterrânea. Lá, Macs maníacos de todas as idades, e todos os objetos desejos: Ipods, Ipads, Macbooks, Iphones, Softwares, Capas maravilhosas... Precisa repetir? Visita obrigatória!!!

b) Juicy Couture: nunca tinha dado muito valor a essa loja e só tinha ouvido falar que era uma marca famosa. Mas, dessa última vez, me apaixonei completamente por ela. Famosa por seus “velour tracksuits”, jaquetas e calças de veludo, ela diversificou bastante e hoje tem roupas lindas, linha de relógios, perfumes, moda praia, pijamas, underwears, bolsas, capinhas para Iphones... Tudo mesmo! E a loja da 5th Ave ainda é lindíssima (pra mim, uma das mais bonitas de lá!)

c) Macy's: a maior loja de departamentos ever! Tem de tudo. Dizem que se você foi a NY e não foi à Macy's, então você não foi a NY! Parada obrigatória. Quando for lá, não esqueça de dar uma olhada pelas redondezas. Tem mega loja da Victoria's Secret, Lush, Pizza Hut... Ai, ai... (suspiros!)

d) Bloomingdale's: a famosa loja das sacolas marrons! Um pouco carinha, do nível da Sak's, mas tem como achar coisas de preços bem acessíveis. Adoro a do Soho, bem mais aconchegante. Só coisas lindas!

e) Pylones: já falei dela aqui. Sou completamente apaixonada por essa loja e nunca consigo sair sem comprar nada. São tantas reinvenções de utilitários comuns do nosso dia a dia que é impossível resistir. Sempre vou na do marco zero (quase ao lado da Century 21), mas tem outras espalhadas pela cidade. Endereços

f) Lush: a loja mais cheirosa do mundo! Sabonetes, shampoos, hidratantes, tudo que você imaginar para tornar o seu banho mais especial. Os preços são salgados, mas ainda acho que vale a pena investir! Tem na Broadway (pertinho da Macy's) e no Soho.

g) H&M 5th Ave: essa rede escandinava é ótima! Tem lojas pelo mundo todo, e essa da 5th Ave é especial! Produtos de boa qualidade por preços maravilhosos. Quer mais alguma coisa?!?

h) Century 21: a melhor loja de “pechinchas” de Manhattan! É como um pequeno outlet bem ali no marco zero, quase vizinho ao agora buraco do antigo World Trade Center. Essa sim, recomendo demais a visita! Mas lembra, dois requisitos são essenciais: tempo e paciência. A loja tem vários andares (o 1º é o de sapatos! Desça logo pra seção “europians designers” e compre sapatos grifados por menos da metade dos preços! Não tem de todas as marcas desejo, mas já é um começo!), seção masculina (ótima!), seção feminina, infantil... Tem de tudo! Quase compro um bandage Hervé Leger por menos da metade, mas resisti a tempo... ufa! =)

i) Woodbury Outlet – não é dos meus preferidos, mas quero comentar aqui pra não deixar dúvidas. Várias pessoas me perguntam se vale a pena pagar 40 e poucos dólares de passagem de ônibus pra chegar lá (a “viagem” dura em torno de 1h). Assim, valer, vale. Tem muuuuitas lojas grifadas (até Chanel, Dior...) e o lugar é lindo! Agora, você tem que ter muita paciência para garimpar coisas boas, e, às vezes, nem assim. Passei bastante tempo na Jimmy Choo e não consegui nada que se aproveitasse. Só coisa feia! E o mesmo se repetiu em outras lojas. Destaque pras gigantes Saks, Barney's e Neiman Marcus, com mercadorias bem melhores, sem aquela impressão de estar comprando o “resto”.

j) J&R: uma das melhores lojas de eletrônico que já vi. Tem de tudo lá por um preço mara! (23 Park Row)


k) B&H Photo and Video: se não for a melhor loja de equipamentos fotográficos do mundo, tá muito perto disso. Só fique atento, fecha aos sábados! (420 9th Ave)

4. Museus obrigatórios:

Com tantas lojas, restaurantes e opções de entretenimento, cuidado pra não passar batido! Os de NY estão entre os melhores do mundo, e super valem a visita.

a) Metropolitan: para os íntimos, MET. Pra mim, um dos melhores da cidade, ele é hoje um dos maiores e mais importantes museus do mundo, abrigando uma grande coleção de pintura europeia dos séc. XII a XX e obras de arte da antiguidade (grega, romana, egípcia, e assírio-babilônica). É gigante, e você tem que ir com tempo e disposição pra desvendar tudo, ou melhor, boa parte, do que ele pode lhe oferecer.

b) MoMA: um dos meus preferidos, e olha que nem sou tão fã de arte moderna. Tem Picasso, Salvador Dalí (esse tá lá), Rodin, Cézanne, van Gogh, Munch (mas “O Grito” ta na Noruega. Já vi!), Matisse... Ah, e a lojinha de lá é ótima!!!

c) Museu de História Natural: lembra de “Uma Noite no Museu”? Pois é, se passa lá! Fósseis de dinossauros, montagens de outras eras, uma espécie de planetário com filminho em 360º graus... Parece que você está no meio de uma tempestade de asteróides! Muito bom... Para crianças e adultos!

e) Madame Tussauds: já pensou em encontrar todas as celebridades em um único lugar?!?! Aqui é possível! Seja a nova estrela do filme de Spielberg, dance com a Britney Spears e Beyoncé, cante com Elton John, jante com um George Clooney apaixonado... Todos perfeitíssimos!!!

É, gente, acho que é isso! Será que faltou falar de algo? Qualquer coisa eu vou complementando na medida que eu me lembrar... Espero que vocês gostem e que seja útil de algum modo!

Beijos,

Greta