terça-feira, agosto 02, 2011


Ansiedade... On my way back!

2


E hoje é o grande dia!!! Depois de anos e anos adiando (5, 10?!? O.o kkk) finalmente criei coragem e fiz minha matrícula na Turma de Ballet Adulto da Escola de Dança Adagio. E o que isso tem de tão importante?!?

Bem, como a maioria das meninas, comecei o ballet bem novinha, por volta dos 8 anos, não lembro exatamente. E, ao contrário dessa maioria, eu amava aquilo, não perdia uma aula, por vontade própria (a verdade é que sempre cobrei muito de mim e ficava imaginando o quanto que os outros poderiam passar na minha frente em uma aulinha perdida! Isso no ballet, colégio, inglês, natação... Tudo! kkk #psycho) e não porque minha mãe queria que eu fosse bailarina ou qualquer outro motivo que faz você não ir pra frente em determinada coisa (fazer por obrigação e não por paixão). Eu adorava aquilo e ponto final.

Não vou dizer que eu sonhava em ser bailarina profissional, até porque isso nunca me passou pela cabeça. Na verdade, eu não fazia grandes planos, eu aproveitava o momento, sonhava com as apresentações de fim de ano... Nossa, como eu amava aquilo! Teatro Artur Azevedo, camarim, platéia lotada (só de familiares das dançarinas, mas ta valendo! kkk), flores, roupas lindas, a oportunidade que eu tinha de usar maquiagem (eu era criança, lembra?!), até hoje, se eu me concentrar um pouquinho, consigo lembrar do cheiro dessas apresentações (coisa lírica, né?! kkk). Ah, e por sinal, até meu nome estava escrito numa parede de madeira atrás do palco. Acho que devem ter tirado com a reforma. :/ Nessa parede tinha o nome de todas as pessoas que por lá já haviam passado. Grandes nomes das artes nacionais e nós, bailarinas de Miriam Marques, todas animadas em entrar no palco e mostrar a coreografia tão ensaiada, resultado de muito esforço e dedicação.

Outro sonho, acho que comum a toda bailarina, era ter aulas de ponta. Nem consigo expressar a felicidade que senti quando este dia finalmente chegou e pude comprar minha 1a sapatilha de ponta (que acabou nem dando certo, e tive que comprar outra! kkk). Saía dançando pela casa toda! :D

Mas como nem tudo são flores, depois de uns 5 anos de ballet, as aulas se tornaram bem mais puxadas, como se podia esperar, quase 2h, três vezes na semana... E o corpo começava a reclamar de todo esse esforço despendido. Passava noites em claro de tanta dor no joelho. E, afinal, comecei a pensar, pra quê? Como já disse, nunca quis seguir carreira, dar aulas, nada disso. E assim, do dia pra noite, comecei a desanimar. Como pra não fazer bem feito é melhor sair de vez, segui esse caminho...

Acontece que eu sempre percebia que aquilo que me levou ao ballet quando criança continuava lá, latente. Toda vez que eu via um espetáculo (como na Rússia, por exemplo), um filme, ouvia uma música (clássica), já dava vontade de por minhas sapatilhas e sair dançando (lembram desse post que escrevi aqui?) kkk. Era como uma pendência, uma questão que tinha que ser solucionada e que eu adiava, adiava... Por medo das dores terríveis de novo... Até ter minha vida mais resolvida... Sempre inventando desculpas.

E foi exatamente um filme que me fez "criar coragem" pra enfrentar meus medos e me matricular de vez nesse 2o semestre: Cisne Negro, com a Natalie Portman, atriz que eu adoro, e que estava simplesmente perfeita no papel de Nina, uma bailarina super meiga (sweet girl, como sua mãe sempre chamava) que tem que enfrentar inúmeros desafios e conflitos psicológicos para dançar tanto o cisne branco (que não seria nenhum problema para ela, com toda a sua técnica) quanto o cisne negro (mais sensual e sentimental) no ballet Lago dos Cisnes, observando-se, no decorrer do filme (que, à propósito, super recomendo), uma profunda mudança no seu personagem. Clica aqui pra ver o trailer.

Assim, inspirada na Nina (não, gente, calma, eu não vou ficar louca! kkk), retomo hoje minhas aulas de ballet! Estou empolgadíssima e já passei o fim de semana lendo sobre ballet adulto (achei um blog mara, o Meia-Ponta da Carol Lancelotti), sapatilhas, Lago dos Cisnes, Giselle, Le Corsaire (que será o tema do espetáculo de fim de ano da escola)... Fiquei louca (tudo de novo!) pra ter aulas de ponta, e já me imagino viajando pra NY pra comprar minha Gaynor... Ai, ai... Como é bom sonhar né?!

Me desejem sorte nessa nova jornada! Prometo manter o blog atualizado das minhas conquistas (e dificuldades!) ;)

xoxo,

Greta

2 comments:

Anônimo disse...

Félicitacions! Ce sera le grand retour!

Paulinha disse...

Fiquei encantada com a aula, MAS, TODAVIA, CONTUDO e NO ENTANDO, vc acabou com todos as minha esperanças de fazer ballet :P
É muuuuuuuuuuuuuuuuuito difícil! Não tenho nem coordenação motorola para acompanhar todos aqueles paços que, por sinal, são cantadas pela professora fazendo aquele biquinho de francês!!
Vc foi má... preferia continuar sonhando buaaaa

Postar um comentário

A opinião de vocês é muito importante pra melhoria do nosso espacinho! Sugestões, críticas (construtivas), tudo é super bem vindo!!! Tá esperando o que?!? Comenta vai!!! ;***