quarta-feira, outubro 21, 2009


Concursos x Carreira Acadêmica

2
Ultimamente tenho andado bastante preocupada com o meu futuro. E ano que vem, o que vai ser? Pra quem sempre teve sua vida planejada até os mínimos detalhes, confesso que essa, digamos, obscuridade, é bem angustiante. Primeiro vem o colégio, onde passamos longos anos de nossas vidas. Depois, o próximo (e praticamente único) passo: vestibular. Aí entramos na tão sonhada universidade, onde já temos pelo menos uns 4 ou 5 anos de "futuro" garantido. Se formou, e aí? É meu amigo, a verdade é que ainda não sei responder a essa pergunta. O plano era sair da faculdade já aprovada em algum bom concurso, mas, pelo visto, não vai dar. Nesse mundo louco, onde ser "concurseiro" já virou profissão ("você trabalha em que? Ah, não, to estudando pra concurso! Aaahh, tá!") e cá entre nós, uma boa desculpa pra viajar pelo país e adiar cada vez mais as suas responsabilidades, conseguir seu tão sonhado cargo público e seus adoráveis vencimentos (R$ 6.000 pra um recém formado, quer algo mais?) parece uma coisa cada vez mais difícil e longínqua. Como diria meu pai, algo pra se obter "a longo prazo". Acontece, darlings, que eu ando "por aqui" disso. Sou imediatista, sou. To ansiosa pra passar logo e acabar com essa angústia de não saber o por vir, to. Eu e todo mundo. Esse é o GRANDE problema. O "X" da questão.

Numa prova de 60 questões, se você erra 5 (cinco? é uma infinidade! Que tal errar apenas 1 e ainda ficar fora?!?!?), bye bye. See ya next time. Somos apenas 32.300 pessoas lutando pelas mesmas 20 vagas. Coisa de louco né? Também acho. Esse é meu futuro! Beemm alentador não? A-H-A-M!!!

Então vamos lá. 1a opção, concursos. 2a opção, carreira acadêmica. Pós graduação, Mestrado, e alguns problemas. Se você não tem a pretensão de ser professor pro resto da vida, primeiro alerta: as carreiras da magistratura e do Ministério Público não andam mais aceitando tais atividades como pratica jurídica. Buuááá, lá se foi meu plano "B". É, Coimbra está cada vez mais distante. A verdade é que já nem quero mais tanto. Outro país, outra cultura, um oceano me separando da família... Sei não. Tudo bem que a experiência seria única, isso é certo, e que conhecimento nunca é demais, mas não deixa de ficar a sensação de tempo perdido. Falo isso nessa nossa sociedade, que ainda tem os concursos como primeira opção. Imagina só, você passa 2 anos ralando num mestrado, volta pra casa, e continua o que??? d-e-s-e-m-p-r-e-g-a-d-o. E o que é pior, vendo seus amigos, pouco a pouco, ocupando cargos cada vez melhores. Aí, você para e pensa, fiz a coisa certa? Poderia ser EU a ocupar tal cargo...

Se fosse apenas isso, ainda poderíamos dar um jeitchéénho, mas não acaba por aí. É público e notório que o ensino no nosso país é algo bem marginalizado. Não é de hoje nem de ontem que os professores são bastante desvalorizados (monetariamente falando), recebendo salários pífios se comparados a outros cargos exercidos por pessoas que gastaram bem menos tempo queimando os neurônios em salas de aulas, em leituras complicadíssimas ou mesmo que não contraíram algum tipo de doença respiratória ao vagar dias a fio pelas estantes de bibliotecas um tanto, huummm, abandonadas. Estudei, estudei, estudei... pra ganhar cerca de R$4.000,00 na universidade federal? O mesmo tanto que um técnico (nível médio) nos tribunais (trt e tre pelo menos!).

É. Acho que essa também não é a resposta (pra mim!). Não, lógico que não é pelo dinheiro. Não sou tão mercenária assim. É que, pelo menos por hora, não é exatamente o que eu quero pro resto da minha vidinha. Próxima opção: advogar. "Advogar é uma arte". É, mas pra se fazer a arte, é necessário ter o DOM. E, cá pra nós, nunca fui uma pessoa muito talentosa! rs. É engraçado que, anos atrás (tá, isso foi até 1 mês atrás!), eu dizia que NUNCA, nunquinha eu ia advogar. Mas, pensando bem... Acho que não é uma opção tão ruim. Melhor que ficar desempregada, sem um norte. Num sei não. Não é desmerecendo a carreira (muito pelo contrário, é simplesmente porque eu não a considero como sendo a MINHA carreira), mas quem não tem cão, caça com gato. E, o que são 5 peças por ano = 1 ano de prática jurídica?!?! Paradise, isn't it? Até resolverem mudar. A verdade é que ninguém entende essas resoluções. Um mestrado com duração de dois anos não vale muito mais do que 5 peças assinadas (sujeitíssimo a fraudes mil!) durante um ano? Loucos!

Quer saber, acho que vai ser isso mesmo. Voltando ao plano inicial, com algumas modificações:
a) passar na prova da ordem
b) assinar 5 peças ao ano
c) estudar, estudar, estudar (talvez eu deva multiplicar isso por 1.000! =D)
d) passar num "concursinho" (taannttaa gente consegue, porque eu não?)
e) esperar os 3 anos
f) passar num concursão!!! (Greta, juíza {ou procuradora! ainda to na dúvida...} do trabalho, é soa bem, soa muuiiitttoo bem!)
g) começar a curtir a vida (a única preocupação: quantos anos será que eu vou ter???)

Ou então, partir pro plano "G". Adivinha qual? Vocês vão morrer!!! hehehe Tan tan tan tan: Largar tudo e ir estudar Design de Moda no CEUMA, algo que meu pai garante ser uma opção! Tu juras??? Essa é daquelas opções "formais" (acabei de criar isso). Você sabe que ela tá lá. Mas sabe também que nunca vai ser usada! É como faltar na festa de aniversário de algum parente próximo. Você sabe que tem a "opção" de não ir, mas nunca o fará, pois sabe das consequências muitas vezes nefastas que seu ato poderá acarretar (briga na família! rs).

É, pensando bem, vou ficando, por hora, com o plano "A" mesmo, ainda sujeito a outras modificações!!! ;)

________________________


p.s.1: géénte eu escrevi muito! 2 pgs no Word!!!

p.s.2: e não é que isso aqui me ajudou de verdade? Ajustei as ideias e até reduzi em 1% minhas preocupações! hahahha

MEU BLOG, MEU DIVÃ! (gostei disso, um ótimo título pra postagem!)




2 comments:

Anônimo disse...

Eu já imaginava esse plano G!! AHAhAHAHA é bem parecido contigo... Só falta agora dizer que Paulinha vai te acompanhar nessa jornada.
Mas espero que o funcionalismo público te arrebata em breve. Boa sorte!
Ricardo

Greta disse...

Esse plano "G" é só brincadeira!!! hahahah Não tenho tanta coragem assim de largar tudo e aventurar mais ainda! Deixa eu ficar mesmo no que tá quase certo, ou que ao menos tem chance de dar certo... =)

Postar um comentário

A opinião de vocês é muito importante pra melhoria do nosso espacinho! Sugestões, críticas (construtivas), tudo é super bem vindo!!! Tá esperando o que?!? Comenta vai!!! ;***