quarta-feira, outubro 14, 2009


Amizade

1
Em época de aproximação de despedidas, é, gente, por mais que não queiramos admitir, a nossa formatura vai ser sim uma grande e triste separação. Adeus ao nosso day by day juntos na querida (e algumas vezes odiada!) UFMA, adeus àquelas conversinhas no corredor à espera do professor (que muitas vezes não aparecia! hehhehe) e adeus a muitas outras coisinhas já tão arraigadas ao nosso cotidiano que nem nos damos mais conta. Por enquanto tudo é festa, as fotos para o convite, a ESCOLHA das fotos para o convite, a procura pelo vestido perfeito... Depois, é só saudade!

Mas, como eu estava dizendo, em épocas como essa, nada melhor do que um texto de Cícero, filósofo e jurista romano, sobre a AMIZADE, única força capaz de facilitar tal momento:

A AMIZADE

"Uma amizade verdadeira possui tão grandes vantagens que mal posso descrevê-las. Para começar, em que pode consistir uma 'vida vivível' que não encontre descanso na afeição partilhada com um amigo? Que há de mais agradável que ter alguém a quem se ousa contar tudo como a si mesmo? De que seria feita a graça tão intensa de nossos sucessos, sem um ser para se alegrar com eles tanto quanto nós? E em relação a nossos reveses, seriam mais difíceis de suportar sem essa pessoa, para quem eles são ainda mais penosos que para nós mesmos.

Os outros privilégios da vida a que as pessoas aspiram só existem em função de uma única forma de utilização: as riquezas, para serem gastas; o poder, para ser cortejado; as honrarias, para suscitarem os elogios; os prazeres, para deles se obter satisfação; a saúde, para não termos de padecer a dor e podermos contar com os recursos de nosso corpo.

Quanto à amizade, ela contém uma série de possibilidades. Em qualquer direção a que a gente se volte, ela está lá, prestativa, jamais excluída de alguma situação, jamais importuna, jamais embaraçosa. Por isso, como diz o ditado, 'nem a água nem o fogo nos são mais prestimosos que a amizade'. E aqui não se trata da amizade comum ou medíocre (que, no entanto, proporciona alguma satisfação e utilidade), mas da verdadeira, da perfeita, à qual venho me referindo. Pois a amizade torna mais maravilhosos os favores da vida, e mais leves, porque comunicados e partilhados, seus golpes mais duros".

1 comments:

Anônimo disse...

"que seria feita a graça tão intensa de nossos sucessos, sem um ser para se alegrar com eles tanto quanto nós?"
Perfeito! De que vale uma batalha sem ter quem torça por nós, uma derota sem ter chore conosco e a vitória sem ter um amigo para comemorar. E o mais importante: que vale uma bolsinha nova sem um comentário da amiga!!!

by Ana Paula

Postar um comentário

A opinião de vocês é muito importante pra melhoria do nosso espacinho! Sugestões, críticas (construtivas), tudo é super bem vindo!!! Tá esperando o que?!? Comenta vai!!! ;***