Publicado em 01/09/2008
Em Oslo encontra-se uma atração que é responsável por mais de um milhão de visitantes por ano, o Parque Vigeland, que constitui uma celebração à vida. São 850 metros de muita arte e dedicação de um artista, que ao longo de mais de vinte anos concebeu este seu projeto ao povo norueguês.
São mais de 200 esculturas em bronze, ferro e granito. O conjunto de esculturas representa os distintos ciclos da vida, de forma humana e tamanho natural, todos nus, decoram um largo passeio central. Todas as esculturas são de grandes proporções, apresentam grande expressividade e dramatismo.
É impossível não se encantar com o parque que virou cartão postal da cidade, um verdadeiro museu a céu aberto. O Parque Vigeland conta hoje com 214 esculturas e 758 figuras, jardins, lagos e imensas alamedas e prados.
Dentro do parque encontra-se o museu Vigeland, com todos os desenhos e modelos originais das esculturas do parque e das obras de Vigeland que estão espalhadas pela cidade. O parque foi sua morada e também sua oficina de trabalho até a sua morte.
As obras esculpidas em pedra (granito) e moldadas em ferro e bronze são de um realismo impressionante, por vezes denominada de "condição humana".
O parque tem um forte atrativo turístico, planejado cuidadosamente para ser um espaço de lazer e cultura. As esculturas estão distribuídas em 5 conjuntos bem definidos. São eles: a Porta Principal, a Ponte, a Fonte, o Monólito e a Roda da Vida.
O nascimento, a vida e a morte são mostrados de forma nua, onde crianças, jovens, adultos e idosos são retratadas de forma a instigar as mais singelas situações do cotidiano, transformando a nudez em poesia.
Porém, uma escultura chama a atenção de todos. É o Monólito, de 17m de altura e 121 figuras humanas entrelaçadas que descrevem a história da humanidade. No final do parque a escultura a Roda da Vida representa a eterna renovação da vida.
Portanto, o Parque Vigeland é passeio obrigatório para quem visita a cidade, não só para conhecer as obras do artista Gustav Vigeland, como também, o cotidiano do povo norueguês.
O Parque traduz uma sinergia entre o poder da natureza e a criação humana, evidenciando que a arte é uma importante ferramenta estratégica no planejamento turístico.
Monólito
Menino birrento
Eu, no final do semestre, com milhares de provas e trabalhos para entregar!
Velhice (achei maravilhoso, perfeito)
Roda da Vida
0 comments:
Postar um comentário
A opinião de vocês é muito importante pra melhoria do nosso espacinho! Sugestões, críticas (construtivas), tudo é super bem vindo!!! Tá esperando o que?!? Comenta vai!!! ;***